Refeição em família faz bem para a saúde? Por: Yuri Vasconcelos
2009-08-20 13:34
Sim. Um estudo recém-divulgado pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, constatou que crianças que comem na companhia dos pais tendem a consumir alimentos mais nutritivos, como frutas e verduras, e ainda correm menos riscos de desenvolver hábitos nocivos à saúde, como fumar ou consumir drogas e álcool.
Para a nutricionista Cecília Quaresma, adepta da antroposofia, o resultado da pesquisa não chega a ser uma novidade e confirma algo que há muito se sabia. “Fazer refeições em família aprofunda o vínculo, fortalece a relação entre pais e filhos e aproxima as pessoas. Isso traz melhoria da saúde física, mental, social e espiritual de todos”, diz.
Atitudes positivas costumam surgir nas refeições em conjunto, como a atenção com o outro, o sentimento de compartilhar e a fraternidade. “Isso faz diferença na educação de uma criança”, afirma. Ao mesmo tempo, quando se alimentam junto com seus filhos, os pais sabem o que os pequenos estão comentando e podem orientá-los quanto aos alimentos mais saudáveis. “Outro aspecto que não pode deixar de ser considerado é que as crianças, principalmente nos primeiros sete anos de vida, aprendem muito por imitação. Se os pais se alimentam bem, essa atitude acaba sendo um grande referencial para elas, diz Cecília.
* Matéria publicada originalmente no Boletim Externo do Instituto Procardíaco
———
Voltar